Dicas

Manuntenção dos móveis.



Resultado de imagem para moveis de madeira decoração
MDF e derivados:


  • Mantenha esse tipo de madeira afastado do sol.
  • Proteja a superfície com vidro ou outro material para evitar contatos com objetos quentes ou molhados.
  • mantenha os móveis afastados da parede para evitar mofo.
  • cuidado quando for mudar ele de lugar. Não afaste o móvel sozinha, peça ajuda e só faça isso quando ele estiver totalmente vazio.
Cuidados:


  • Não use produtos abrasivos.
  • móveis laqueados não deve ficar expostos ao sol. A pintura pode descascar e ou amarelar.
Limpeza:


  • Utilize pano seco e macio para retirar o pó.
  • Caso tenha molhado seque rapidamente.
  • A cada semestre passe uma cera incolor




Economia de energia.


Com as contas de luz alcançado as alturas, não temos saída a não ser economizar. Algumas dicas podem ajudar.


  • Marque um tempo certo para todos da casa tomarem banho. 15 min é o suficiente. O chuveiro é responsável por 25% de sua conta!!
  • troque todas as lâmpadas da casa por fluorescente que tem economia de 80% ou led com 85% de economia.
  • Comprar eletrodoméstico com selo Procel, indica quais consomem menos energia.
  • Desligue as luzes que não estão sendo usados. Sabe aquelas luzinhas vermelha dos aparelhos,  stand-by elas consomem energia também. Se puder desligue na tomada. Os carregadores de celulares mesmo sem nenhum dispositivo ligados a ele, gastam em torno de 15% de sua conta!!!
  • Lavadora de roupas. Acumule toda roupa e lave de uma só vez. Mantenha o filtro da água sempre limpo.
  • Instale a geladeira em lugar ventilado. Evite abrir a geladeira várias vezes. Pense antes tudo o que vai precisar, e só depois abra a geladeira. Tenha um filtro de água ou uma moringa. assim poderá beber sua água sem precisar abrir a geladeira.  A geladeira consome cerca de 30% de energia na sua conta.
  • Deixe o ferro elétrico de lado. Só utilize se for necessário. Estenda as roupas de maneira que sequem sem amassar. coloque as camisas nos cabides e as calças também.´
É isso ai gente, o problema é sério, precisamos nos conscientizar. A maioria das pessoas sabem disso tudo mas não fazem nada pra melhorar!!! Fica a dica!!!




Batata frita de forno.

Sabe aqueles sacos de batatas pré fritas? Coloque elas em uma assadeira sem nada. Leve ao forno até dourar. Pronto, batatas fritas com bem menos gordura!!! Hum!!!!







Pipocas no microondas.

Em um saco de papel, aquele de pão, coloque um punhado de milho. Se quiser coloque uma colherzinha de manteiga. Leve ao microondas em potência alta por 2:30. Dependendo do microondas os minutos podem variar pra mais ou menos. Faça o teste. Fica sequinha. Uma delícia!!!




Traças.

Se as traças estão acabando com suas roupas, livros, tecidos e papéis então é ora de acabar com elas.
Faça sachês (saquinhos) e encha com capim limão fresco cortadinho. Amarre o saquinho e coloque nos armários, gavetas enfim em todo lugar que estiver o intruso. O recheio pode ser também de casca de limão seca ou serragem de cedro. A naftalina, comprada nos mercados, também afastam as traças.

Manchas.

Manchou aquela blusa maravilhosa, ou aquela calça que acabou de comprar. E agora o que fazer? Para algumas manchas, principalmente as mais antigas, fica difícil retirar, ai só usando sua criatividade. Pode ser aplicado no local uma figura, ou adesivo, laço,uma flor, enfim tem solução. Mas retirar a mancha é bem melhor, não é mesmo!
Então vamos a elas.

  • De chocolate: Lave a roupa com detergente biodegradável. Com uma esponja ou pana úmido retire. Depois é só lava normalmente. 
  • De suor: Aplique detergente neutro em cima da mancha seca. Em seguida esfregue a seco por cinco minutos. Depois molhe a peça e esfregue mais com sabão amarelo (glicerina) Deixe a peça secar ao Sol por meia hora e enxágue.
  • De café: Tente limpar a peça na mesma hora que manchou. Passe um pano com água morna e detergente neutro. Se não adiantar use água quente com amoníaco ou limão.
  • De gordura: Coloque talco em cima da mancha e deixe por meia hora. Em seguida esfregue vigorosamente, sacuda a peça para soltar o talco e lave normalmente.
  • De roupa branca: Mergulhe a peça em 1 litro de água fervida misturada com 1 copo de açúcar. Deixe de molho. Lave com água corrente.
  • De meias: Coloque as meias em uma mistura de água e um pouco de bicarbonato de sódio por meia hora, em seguida lave.
  • De caneta: Deixe de molho no leite durante um bom tempo, em seguida esfregue bem e lave normalmente.
  • De vinho tinto: Deixe a peça de molho em um litro de leite gelado. Esfregue e deixe lá por 10 horas, em seguida lave a peça normalmente.
  • De sangue: O leite novamente é excelente para remover manchas de sangue. Coloque diretamente na mancha de uma esfregada e deixe agir. Lave normalmente.
  • De molho: Se for recente retire com a ajuda da espátula, em seguida prenda a peça bem esticada em uma tigela com a ajuda de um elástico. Despeje em cima água quente e deixe por alguns minutos. Com uma esponja vá retirando o resíduo da mancha. Se a mancha for antiga passe uma esponja ou pano embebecido em água oxigenada de 10 ou 20 volumes. Esfregue a esponja em cima até sair tudo. ( dica retirada do site Bem simples)
  • De roupa branca amarelada: Deixe de molho no leite e esfregue. Lave em seguida ou use água oxigenada diluída em água. Esfregue bem e lave em seguida com sabão de coco. enxague e coloque para secar. Outra dica que uso muito e quarar a roupa no Sol, funciona mesmo. Deixe um pouco de molho no sabão em pó. Estique um plástico no local onde pega mais Sol. Coloque a peça bem esticada e vá molhando com a água de sabão. Não deixe a peça secar, tem que ir molhando. Depois é só lavar normalmente.


Faça você mesma seus produtos de limpeza!

Você vai precisar de:  sempre que for fabricar seus produtos use proteção.

  • Luvas, avental e máscara.
  • Panela de ágata ou esmalte
  • Jarra de vidro ou garrafa.
  • Recipientes pequenos graduados ( 50 ml, 100 ml e 250 ml)
  • Colheres de plástico que suportem o calor.
  • Espátulas


Detergente

1Kg de ácido sulfônico
300g de noxipon
300g de lauril
300g soda líquida
1 colher de sal
Corante e essência a gosto

Preparo
Encha um balde com 20 litros de água. Depois vá adicionando aos poucos o ácido sulfônico na água e mexendo bem devagar. Adicione a soda líquida, sempre tomando cuidado com a pele e com os olhos ( não respire a fumaça que esses dois ingredientes irão soltar quando forem misturados). Em outro recipiente misture uma colher de sal com 1 litro de água e adicione no recipiente maior onde estão as outras misturas. Deixe descansar por 14 horas e depois deste tempo adicione o restante dos ingredientes.
Rende 20 litros.




Amaciante.
5 litros de água fria.
1 Litro de água quente (sem ferver)
2 Colheres de glicerina líquida.
1 frasco de leite de rosas.
1 sabonete Lux Luxo branco ou Dove

Preparo:
Esquente 1 litro de água sem deixar ferver, desligue o fogo e coloque o sabonete ralado. Tampe e deixe algumas horas para amolecer. Volte a panela ao fogo baixo mexendo delicadamente sem deixar ferver. Despeje num balde e acrescente a glicerina, o leite de rosas e os cinco litros de água fria. Se desejar acrescente gotas de essência, conforme sua preferência. Misture e engarrafe. No dia seguinte adquire uma consistência cremosa.
Essência mais usada é a de bebê.

Receita tirada da revista dicas e truques.

Em breve teremos mais receitas.
Abraços!
Dulce.



O vinagre não é só um tempero, tem muitas outras funções. Dá só uma olhadinha.

Vinagre é um ótimo antibactericida.
Serve para limpar a geladeira, tapetes e carpetes.
Tira ferrugem também. Use nas juntas do ladrilho, nas pias e onde mais tiver ferrugem.
O pano de prato fica mais branco se colocar para ferver com água e um pouco de vinagra branco. Deixe ferver mais ou menos 1h e meia.
Colchão com cheiro de urina. Passe um pano umedecido com água quente e um pouco de vinagre. Deixe secar ao Sol.
Para tirar ou prevenir piolhos o melhor é depois de lavar a cabeça jogar uma mistura de água e vinagre de maçã. A medida pode ser de três de água com uma de vinagre. O vinagre dá brilho nos cabelos.
Temos mais dicas. Aguardem!
Abraços!
Dulce

Comentários

Postagens mais visitadas